A historia do lobisomem

A lenda se torno realidade

De acordo a Lenda, o Lobisomem é um ser que seria resultado de uma oração poderosa feita numa noite de sexta-feira,de preferência de Lua Cheia num estábulo ou cocheira de burro ou cavalo,no qual a pessoa rola no local como se fosse o animal ,dizendo a reza e é feita como pacto com entidades malignas. Em algumas Regiões a transformação em Lobisomem acontece numa noite de sexta-feira sempre meia noite numa encruzilhada, onde repetindo os atos de um cavalo rolando no chão, a pessoa transforma-se.O Lobisomem seria a fusão do lobo com o homem.

 Muitas histórias são contadas sobre este ser. No Brasil é comum em todos os Estados, principalmente nas localidades da Zona Rural, onde é muito comum as pessoas afirmarem que já o viram ,que também passa a ser um mistério para quem vê e quem ouve a história. O Lobisomem ataca animais e pessoas para se alimentar de sangue e volta a forma humana somente com o raiar do Sol.Quem nunca ouviu falar no homem que se transforma em lobo durante as noites de lua cheia!?Lobisomem é um ser lendário em que um homem pode se transformar em uma espécie de mistura de lobo com homem em noites de lua cheia, que só retorna ao normal, na forma humana ao amanhecer.Tal miscigenação trouxe grandes poderes para o Lobisomem, pois geralmente eles são rápidos, resistentes e dotados de muita força. E como quase qualquer outro monstro, ele também possui um ponto fraco, a prata! Apenas artefatos feitos à base de prata, podem causar danos reais e críticos para detê-los.

Quando e como surgiu o Lobisomem?

Sua origem e sua lenda é muito antiga, pois os primeiros registros encontrados sobre a criatura, foram na Mitologia Grega.
Segundo a Mitologia, quem criou o Lobisomem foi Zeus, o Deus mais poderoso de todos os deuses mitológicos! O homem azarão escolhido para ser o primeiro homem lobo da história, foi Licaão, o rei de Arcádia (região da Grécia).
O que levou a essa transformação, foram seus atos desaprovados pelos deuses, pois Licaão violava a lei da hospitalidade, sacrificando como oferenda quase todos os visitantes do seu reino. Furioso, Zeus se disfarçou de visitante e foi até a antiga cidade. Como esperado, o rei também tentou executar o deus de todos os deuses, e como castigo ele transformou o rei e quase todos seus filhos, que eram tão cruéis quanto o pai, em uma espécie de lobo.

As crenças populares do lobisomem fazem parte do folclore europeu e surgiu na Idade Média, em meados do século XV, juntamente com outras crenças envolvendo a feitiçaria.

Assim como as bruxas, os Lobisomens supostamente existiram e foram perseguidos durante esse período. O principal caso, ocorreu na região da atual Alemanha, em que um fazendeiro chamado Peter Stummp, foi condenado após matar quase 20 pessoas e por praticar o canibalismo.
Capturado e sob forte tortura, ele teria confessado os crimes e afirmado ter realizado um pacto com o demônio em busca de poderes, inclusive a de transformação. Depois da confissão, ele foi condenado e executado cruelmente.
A perseguição dessas supostas criaturas foram realizadas até o século XVIII. Depois desse período, vários estudiosos começaram a estudar e a recriar histórias associadas ao suposto Lobisomem, dando origem a muitas outras crenças regionais dessa criatura.

O Lobisomem que possui a prata como ponto fraco e todos as outras características que conhecemos, surgiu apenas no século XIX, por escritores romancistas e cinematográficos.
A partir de então, o Lobisomem se tornou tema frequente em vários livros, filmes e até jogos, assim como Drácula e Frenkenstein.

O lobisomem é um dos mais populares monstros fictícios do mundo. Suas origens se encontram na mitologia grega, porém sua história se desenvolveu na Europa. A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, sendo que algumas pessoas, especialmente aquelas mais velhas e que moram nas regiões rurais, de fato creem na existência do monstro.

A figura do lobisomem é de um monstro que mistura formas humanas e de lobo. Segunda a lenda, quando uma mulher tem 7 filhas e, depois, um homem, esse último filho será um Lobisomem.
Quando nasce, a criança é pálida, magra e possui as orelhas um pouco compridas. As formas de lobisomem aparecem a partir dos 13 anos de idade. Na primeira noite de terça ou sexta-feira após seu 13º aniversário, o garoto sai à noite e no silêncio da noite se transforma pela primeira vez em lobisomem e uiva para a Lua, semelhante a um lobo.
Após a primeira transformação, em todas as noites de terça ou sexta-feira, o homem se transforma em lobisomem e passa a visitar 7 partes da região, 7 pátios de igreja, 7 vilas e 7 encruzilhadas. Por onde ele passa, açoita os cachorros e desliga todas as luzes que vê, além de uivar de forma aterrorizante.
Quando está quase amanhecendo, o lobisomem volta a ser homem. Segundo o folclore, para findar a situação de lobisomem é necessário que alguém bata bem forte em sua cabeça. Algumas versões da história dizem que os monstros têm preferência por bebês não batizados, fazendo com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível.

Lobisomem já faz parte do imaginário popular, e embora o tema pareça já ter sido explorado a exaustão, as estórias ainda continuam amedrontando muita gente mundo afora.

Na internet sobram relatos, supostamente reais, sobre a criatura, e nas cidades mais afastadas e regiões rurais, a sombra do lendário monstro ainda vaga misteriosamente pelo cotidiano.

Ataque do Lobisomem em vila medieval

Mas afinal, qual é a origem da lenda do Lobisomem? O Lobisomem existe mesmo? Para tentar responder essas perguntas, preparamos uma matéria especial, com todos os detalhes da criatura mais assombrosa e popular na maioria das culturas do planeta.

A origem do Lobisomem

Lobisomem - Mitologia Grega




A mitologia grega foi o ponto inicial da história do Lobisomem, quando Licaonte, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus, que como castigo, transformou-o em lobo. Um dos personagens mais famosos foi o lutador arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que se transformou em lobo nove anos após um sacrifício à Zeus.


O Lobisomem no mundo


Lobisomem no Mundo.jpg


A ideia básica é sempre a transformação de homem em lobo, já os detalhes podem variar. Veja como o Lobisomem é conhecido em outras partes do mundo:Versipélio na Roma antiga;
Arbac-apuhc da Península Ibérica
Loup-garou na França e países de língua francesa;
Volkodlák para os eslavos;
Werewolf ou Dracopyre para os saxões, que deram origem aos termos utilizados hoje em dia: Warewolf em Inglês, ou Werwolf em alemão;
Óboroten na Rússia;
Hamtammr para os nórdicos;
Hombre-Lobo, Lubiszon ou Lubishome para os países de língua espanhola nas Américas Central e Latina;

O Lobisomem no Brasil

Lobisomem - rosto



Segundo a lenda de Lobisomem mais comum, quando uma mulher tem 7 filhas e, por último um homem, esse será um Lobisomem. Quando nasce, o bebê é pálido, magro e possui as orelhas um pouco mais longas. Na primeira noite de terça ou sexta-feira após seu 13º aniversário, o garoto sai à noite e no silêncio da noite se transforma pela primeira vez em lobisomem e uiva para a Lua.

Após a primeira transformação, a metamorfose continua acontecendo em todas as noites de terça ou sexta-feira, e o Lobisomem passa a visitar 7 partes da região, 7 pátios de igreja, 7 vilas, 7 encruzilhadas, etc. Por onde passa, o Lobisomem ataca os cachorros e destrói todas as luzes que vê, além de uivar aterrorizantemente. Quando está quase amanhecendo, o lobisomem volta a sua forma humana.

Segundo o folclore, existem várias formas para acabar com a maldição do lobisomem: A famosa bala de prata (que é a mais conhecida) ou uma pancada bem forte em sua cabeça. Algumas versões da história dizem que os monstros têm preferência por bebês não batizados, e isso faz com que muitas famílias ainda batizem suas crianças o mais rápido possível em muitas regiões no interior do país. Geralmente as pessoas mais velhas, que moram nas regiões rurais, ainda acreditam na existência do monstro.

No Brasil existe até uma cidade que elegeu o Lobisomem como seu patrimônio cultural: Joanópolis, no interior de São Paulo tem até um boneco do monstro que se transformou em ponto turístico.

A versão feminina do Lobisomem


Lobisomem Femea - Peeira


A 'Peeira' ou 'fada dos lobos' são as jovens que se tornam as protetoras ou companheiras do Lobisomem, que inclusive teriam o poder de comunicação e controle dos monstros. As Peeiras são muito comuns nas lendas de Portugal e da Galícia.

O Lobisomem existe de verdade?

Lobisomem no Brasil
Suposto Lobisomem encontrado no Sergipe

Claro que nem o mais louco cientista arriscou afirmar que a criatura existe ou já existiu de fato, mas diante de vários relatos, as dúvidas podem mesmo surgir. O fato é que a ciência considera impossível uma transformação nos moldes tradicionalmente descritos. Morfologicamente, biologicamente e anatomicamente (pelo menos até onde a ciência já investigou), mutações dessa natureza são impossíveis.


Do outro lado da história temos as pessoas e relatos que afirmam veementemente que o Lobisomem existe sim. São testemunhos enfáticos e bastante impressionantes sobre as mais bizarras aparições.

No fim, vale a regra individual. Normalmente as pessoas já têm uma opinião formada sobre a questão, e independentemente das evidências, acreditar ou não em Lobisomem, só depende de você mesmo. 


Embora a figura mitológica do lobisomem seja amplamente explorada por filmes, jogos, livros, músicas, e ser reconhecida tanto no folclore do Brasil como de outros países, a exemplo do Versipélio dos romanos, o Volkodlák dos eslavos, o Werewolf ou Dracopyre dos saxões, o Werwolf dos alemães, o Óboroten dos russos, o Hamtammr dos nórdicos, o Loup-garou dos franceses, o arbac-apuhc da Península Ibérica, etc. A sua origem pode estar ligada a mitologia grega, conforme se pode observar na obra “As Metamorfoses” do poeta latino Ovídio, poema este, tornado público por volta do ano 8.Segundo a obra “As Metamorfoses”, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237).


[Imagem: Lycaon-Nathan.jpg]


Outro exemplo interessante, é o relato bíblico descrito em Daniel 4:33, de onde se extrai o trecho em que Nabucodonosor é transformado em uma criatura com unhas e pelos grandes, ou seja, algo semelhante ao que conhecemos como lobisomem.“Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pêlo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves”.

[Imagem: an-american-werewolf-in-london.jpe]


JEAN GRENIER, o garoto acusado de ser um lobisomem.


Em 1604 Jean Grenier, um garoto francês de 13 anos,foi acusado de ser um lobisomem. ele alegou que um misterioso homem, o "senhor da floresta", havia lhe dado uma pele de lobo mágica e uma pomada que o transformou em um lobo. Por três anos ele correu sobre a floresta como um lobisomem.

Jean Grenier admitiu comer mais de 50 crianças. Ele tinha um desejo por carne humana crua e disse que as meninas eram mais deliciosas. Quando estava com muita fome ele atacava até mesmo uma multidão de pessoas.
Passando por uma aldeia ele encontrou um bebê dormindo em uma casa vazia. Jean não poderia resistir a uma refeição tão suculenta e como ninguém estava por perto ele arrastou a criança de seu berço, levando-a para a floresta, do qual compartilhou os restos sangrentos com um lobo de verdade que se juntara a ele mais tarde.
Outra criança teve mais sorte. Ela estava brincando na borda de uma madeira quando jean a atacou de repente, saltando de um matagal e, lançando-se para o menino o derrubou no chão, em direção a sua garganta. O menino teria sido dilacerado, se os seus gritos não fossem ouvidos pelo seu tio, que estava nas proximidades.
O tio do menino correu gritando para jean "Eu vou pegar você agora". Eventualmente, ele conseguiu vencer, e colocou o homem lobo para correr com seu bastão pesado.



[Imagem: 02-Caes_de_Caca.jpg]



Uma tarde, três meninas saíram de casa para cuidar de suas ovelhas e encontraram jean, a espreita em algumas dunas de areia. Sua estranha aparência era assustadora. Ele era magro e sujo, vestido apenas com trapos. Seus cabelos formaram emaranhados, suas unhas e dentes eram como as de um animal, e seus olhos estavam selvagens e ferozes. A filha mais velha perguntou por que sua pele era tão escura. Jean respondeu porque ele era um lobisomem e quando no anoitecer iria comê-las. As três meninas imediatamente fugiram em terror.
Jean Grenier estava orgulhoso de suas aventuras como um lobisomem e gabou-se para uma menina chamada Marguerite Poirier. Ela contou aos pais que tinha medo de jean, mas eles achavam pouco caso de suas histórias, até que um dia ela foi atacada.
Marguerite disse que um animal selvagem, como um lobo, mas com a pele vermelha e uma cauda comprida, pulou em cima dela, rasgando suas roupas com suas presas, mas ela conseguiu fugir,a besta era tão assustadora que Margarida correu para casa o mais rápido possível.
O ataque a Marguerite, resultou na prisão do jovem Jean Grenier, e também no seu julgamento perante o parlamento de bordeaux. Jean alegou que era um lobisomem, e confessou que havia assassinado e comido pessoas.


[Imagem: Unknown2.jpeg]



Suas histórias sobre os ataques eram os mesmos que os das testemunhas e vitimas. Merguerite era a única pessoa que achava que ele havia se transformado em um lobo quando a atacou, mas não havia dúvida de que ele era um canibal assassino.Dois médicos foram chamados e disseram que Jean estava sofrendo de licantropia.O juiz pensava Jean era tão burro e idiota, que qualquer criança com metade de sua idade era mais inteligente que ele. Havia certos rumores que devido de feitiçaria, ele acabou mudando de condenação, e condenou Jean a passar o resto de sua vida em um mosteiro em bordeaux.Depois de ter sido levado para lá, Jean ainda se comportava como um animal, correndo por todos os quatro cantos do mosteiro, e comendo toda carne crua que ele pudesse encontrar. O juiz visitou Jean sete anos mais tarde, e o encontrou menos selvagem, mas afirmando ainda ter sido um lobisomem.




Comentários

  1. Ola gente caso de duvidas ou perguntas entra em contato comigo no meu email Dyovannarodrigues4@gmail.com Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A besta de gévaudan

Os símbolos

Oraçao dos lobisomem